sábado, 12 de janeiro de 2008

A GENTE SE ACOSTUMA




Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a ir à igreja e não ouvir Deus. E, por não ouvirmos Deus, fazemos besteiras a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro. A gente se acostuma a ir à Escola Bíblica Dominical e não estudar a lição. E, porque não estudamos a lição, também não prestamos atenção. E, porque não prestamos atenção, usamos o tempo para pensar nas coisas que não deu tempo de pensar na semana corrida que passou.
A gente se acostuma a chegar na Igreja e só falar “oi” para as pessoas desconhecidas, e por isso nunca estabelecemos novos relacionamentos e achamos algumas pessoas muito esquisitas.
A gente se acostuma a cantar no coro ou no culto. E, porque a gente se acostuma a cantar, não pensamos mais na letra. E, porque não pensamos mais na letra, cantamos até heresia sem achar ruim. A gente se acostuma a tocar instrumento na igreja. E, porque a gente se acostuma a tocar, ficamos mais preocupados em não errar do que em adorar. E, porque a gente se acostuma a não errar, o brilho de tocar perde a graça, e passamos apenas a mexer num instrumento para que saia o som. A gente se acostuma com o sermão do pastor. E, porque se acostuma com o sermão, não faz diferença prestar atenção ou conversar na hora do culto. A gente se acostuma a ficar irritado quando algum visitante senta em nosso lugar no templo. A gente se acostuma a não compartilhar a fé sem que isto cause qualquer incômodo. A gente se acostuma a comer um pedacinho de pão e tomar um copinho de suco de uva uma vez por mês na igreja, e já nem lembra mais por que precisamos fazer isto sempre. A gente se acostuma a ver umas pessoas serem mergulhadas pelo pastor de vez em quando, numa piscina grande atrás do púlpito, e fica torcendo para que alguém dê alguma gafe para ter histórias engraçadas para contar depois. A gente se acostuma a ouvir fofocas e não exortar o irmão. A gente se acostuma a orar. E, porque a gente se acostuma a orar, nossas orações se tornam repetições. E nossas orações deixam de ser orações.E, porque nossas orações deixam de ser orações, elas deixam de produzir efeito em nossas vidas. E, porque oração e Bíblia já não têm poder sobre nós, nenhum milagre nos acontece, a igreja parece um clube e o sermão parece uma palestra chata. A gente se acostuma a ser crente. E, porque a gente se acostuma a ser crente, fica mais fácil deixar a vida passar. A gente se acostuma a entrar em enrascadas, mas é só chamar o pastor. A gente se acostuma a ser crente, mas Deus não se acostuma com isto. E, porque Deus não se acostuma com o fato de a gente ser crente, é que dá para ter esperança de pedir a ele um avivamento para sair dessa vidinha de costumes. E, porque é possível que Deus mande um avivamento, é que a gente não deve se acostumar com a oração, mas tornar a nossa vida, uma vida de oração. E também não se acostumar com a Bíblia, com a igreja, com os sermões, com os estudos, e com tudo aquilo que vem do céu. Nós temos costumes, e nos acostumamos com eles. Deus tem ações, e quando permitimos a ele agir em nossas vidas, não dá para se acostumar com isto.

Pr. Josué Campanhã

4 comentários:

clebão disse...

ás vezes acho, que muitos nas igrejas se apegam ao que se pode ver, tipo bens materias , casa em que se mora , emprego , salários, donos de bancos da igreja, fofocas, tudo que afasta de Deus e desanima os humildes...- Que Deus possa nos mudar , a cada dia

Impacto Jovem & Geração Radical disse...

Parabéns pelo post! Muito bom...uma readaptação de um poema da Clarice Lispector, nesse link, no site do Ricardo Gondim, http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=69&sg=0&id=1052

Mas, muito verdadeiro!!!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

be disse...

酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗幻想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗幻想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗幻想,
夢世界,